16 setembro 2015

Nova Tag - Papo Sério - Complexo de Inferioridade


Olá pessoas, tudo bem com vocês? Conheçam agora a mais nova tag do blog "Papo Sério", bom, essa tag é como uma que já existiu no blog onde eu relato sobre assuntos nada legais que levam a sociedade ao fundo do poço, em minha opinião. Espero que ela possa me proporcionar uma visão melhor sobre a vida, no encontro de soluções e que também seja algo bom para todos.


Como diz o nome, complexo de inferioridade é um sentimento que faz alguém se sentir inferior ao outro por algum motivo. Claro que todos nós podemos nos sentir inferiores as vezes, mas o complexo de inferioridade é bem mais avançado que somente inferioridade, pois é um estágio mais critico.
Esse pode ser manifestado por diversas causas, desde uma reprovação quando se é criança ou em uma comparação, além de defeitos físicos, comportamento dos pais, preconceitos e desvantagens sociais. E por esses motivos que não é difícil encontrar -se em uma sociedade cheia de angustia e depressão.Pois o complexo de inferioridade pode ser apontado em alguns comportamentos, tais quais:

Recuo: A exclusão social;
Agressão: Tudo criticar, apontar defeitos, busca excessiva de atenção.

Um exemplo mais simples sobre esse sentimento, são aquelas pessoas que precisam desanimar outras para assim se sentirem melhores. Isso acontece porque geralmente elas se sentem vazias e deprimentes, então precisam acabar com a auto-estima de alguém para assim se sentirem superiores.
Já me encontrem com pessoas assim, e tenho medo de um dia me tornar uma delas, pois vivemos em um mundo desigual onde somos julgados o tempo todo, como se devêssemos ser outra pessoa, como se nada fosse suficiente. Mas como escapar desse sentimento tão dominador?

Consciência: Como é um ato inconsciente, deve-se trazer o complexo ao nível consciente. Nada melhor que reflexões não é mesmo? Suponhamos que um aluno 1 não seja bom em matemática, e esse obstaculo se transforme em um complexo de inferioridade. O aluno 2 que é bom em cálculos será odiado então pelo aluno 1 que sempre tentará manifestar esse seu sentimento se excluindo, ou criticando o colega por qualquer ato. Mas se o aluno 1 compreender que é normal sermos bons e ruins em tais disciplinas, tudo irá mudar.
Superar: Superar uma marca é algo gratificante! Voltando ao exemplo anterior, se o aluno 1 superar sua dificuldade em matemática (melhorando-se em matemática, ou aceitando seu limite) tudo seguirá bem.

Por isso cuidado com tais desejos, invejas, exclusões. Isso não é um bom sinal, e não trará um bom futuro a você. Não se importe tanto com os julgamentos, as comparações e a pressão da sociedade. E nem mesmo provoque sensações constrangedoras em outras pessoas, isso pode ser traumatizante. E sempre que se sentir abatido demais, procure ajuda. E lembre-se sempre: A vida pode ser bela.

2 comentários:

  1. cada um vê o mundo, a vida de uma forma diferente
    também existe o medo de nunca ser suficiente ...
    continue ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, medo como esses sempre irão existir. Eles só não podem tomar nossas decisões! :)) O/

      Excluir

Olá, marujo! Agradeço desde já pelo seu comentário, é muito legal saber o que acham das postagens. Não se esqueça de deixar o link do seu blog para que eu possa retribuir o comentário.