21 maio 2014

Diga: SAWABONA!

Foi zanzando no facebook que encontrei um texto que parecia valer a pena (já que existe tanta coisa fútil no facebook) então eu o li. Eu conheci um ato lindo feito por uma aldeia africana, e tenho certeza que se fizéssemos com eles, o mundo seria um lugar bem melhor. Leio o texto você também.

Diga: SAWABONA

Há uma "tribo" africana que tem um costume muito bonito. Quando alguém faz algo prejudicial e errado, eles levam a pessoa para o centro da aldeia, e toda a tribo vem e o rodeia. Durante dois dias, eles vão dizer ao homem todas as coisas boas que ele já fez. A tribo acredita que cada ser humano vem ao mundo como um ser bom. Cada um de nós desejando segurança, amor, paz, felicidade. Mas às vezes, na busca dessas coisas, as pessoas cometem erros. A comunidade enxerga aqueles erros como um grito de socorro. Eles se unem então para erguê-lo, para reconectá-lo com sua verdadeira natureza, para lembrá-lo quem ele realmente é, até que ele se lembre totalmente da verdade da qual ele tinha se desconectado temporariamente: "Eu sou bom". Sawabona Shikoba! SAWABONA, é um cumprimento usado na África do Sul e quer dizer: "Eu te respeito, eu te valorizo. Você é importante pra mim" Em resposta as pessoas dizem SHIKOBA,que é: "Então, eu existo pra você"

 Achei uma grande sabedoria ver o erro como um pedido de socorro, talvez, seja isso mesmo. Como diria a igreja, é uma ovelha perdida que precisa de ajuda para encontrar o caminho até seu rebanho. O mundo seria um lugar melhor se orgulho não existisse, se não tivéssemos vergonha de pedir aquele que quer ir embora para ficar, de demonstrar nosso amor, de perdoar. De dizer Sawabona! Então faça sua parte, se espelhe nessa tribo. Quando se deparar em uma situação semelhante faça como eles, e no fim diga Sawabona. Lembre-se: São os pequenos gestos que muda o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, marujo! Agradeço desde já pelo seu comentário, é muito legal saber o que acham das postagens. Não se esqueça de deixar o link do seu blog para que eu possa retribuir o comentário.