18 fevereiro 2014

Suicídio - O que é?

Pelo o titulo do post já dá pra saber qual é o objetivo dele. Mas muitos devem pensar "Ah, suicídio é quando a pessoa se mata!" bom, realmente, mas não é tão simples assim. O suicídio pode vir de várias formas e por vários motivos. Como: transtorno mental que pode incluir depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, alcoolismo e abuso de drogas. E infelizmente muitas pessoas tiram suas próprias vidas por algum motivo bobo, e muitas mortes como essas, poderiam sim ser evitadas. Continue lendo.
Muitas vezes o motivo do suicídio é causada sobre a depressão, a pessoa perde a vontade de viver e acredita que nada vai ser melhor no futuro. Mas essas pessoas (ou a grande maioria) poderiam ser "salvas" se algo ou alguém as mostrassem o lado bom da vida, já que, na maioria das vezes elas estão sofrendo por uma certa acumulação de sentimentos que podem ser "organizados" com o tempo. Afinal, todos nós temos depressão, mas alguns sofrem mais que outros.

O suicídio pode acontecer de várias formas, como: Remédios, enforcamento, mutilação, armas, afogamento e outras.


A infância deveria ser para todos uma das melhores fazes da vida, mas nem sempre é assim. Muitas vezes é sendo criança que começamos a ter nossos primeiros apelidos ofensivos, e aprendem da forma mais cruel como as pessoas podem ser tão baixas a ponto de excluir ou de julgar. E assim que notamos a presença do Bullying, e isso pode atormentar uma pessoa pelo resto da sua vida (pois a criança cresce com tudo que se viveu) e afetar até na personalidade da pessoa. E, infelizmente, isso acontece muito a jovens e adolescentes, e isso os faz sentir diferente e inferior aos outros, ou não suportam ouvir todos o tendo como motivo de piada. Isso pode influenciar (sem duvidadas alguma) a morte. Por tanto, ensine a seu filho ou a seu irmão que não é legal praticar isso, ou, que se caso ele sofrer na escola deve falar para a família.

A quantidade de jovens que cometem suicídio é grande, e novamente, suas mortes poderiam ser evitadas. Sabia que cerca de 25 pessoas se matam por dia? Isso diz estudos para o Brasil. E geralmente, aqueles que já tentaram atos de suicídio cometem novamente até conseguirem. E muitas vezes ninguém imaginaria que tal pessoa faria tal ato, somente depois de feito, pois o suicídio é algo que chega em silencio.Mas existe seus sinais e qualquer um pode percebe-los, confira:

Comportamentos de um suicida

  • Dificuldade para se concentrar ou pensar claramente.
  •  Doar seus pertences.
  •  Falar sobre ir embora ou sobre a necessidade de "organizar minhas coisas".
  •  Mudança repentina de comportamento, principalmente estando calmo após um período de ansiedade.
  •  Perda de interesse em atividades que costumava se divertir.
  •  Comportamentos autodestrutivos, como beber muito álcool, usar drogas ilegais ou cortar o próprio corpo.
  •  Afastar-se dos amigos ou não querer sair.
  •  Repentinamente, começar a ter problemas na escola ou no trabalho.
  •  Falar sobre morte ou suicídio, ou mesmo dizer que quer se ferir.
  •  Dizer que se sente desolado ou culpado.
  • Evitar conversas e conhecer novas pessoas.
  •  Mudança nos hábitos de sono ou de alimentação.
Mas a ideia do suicídio pode ser evitada com simples atitudes. Se você vê uma pessoa triste, converse com ela mesmo que você não a conheça. Se aproxime das pessoas que apresenta algum desses comportamentos e as pergunte "como se sente?" ou algo assim, e talvez essa pessoa perceba que alguém se importa se seu dia está ruim ou bom. Se algo continuar, peça ajuda familiar e medica.


Muitos ainda não entendem o que se passa na cabeça das pessoas que cometem o suicídio, mas existe muitas fontes para esse quebra-cabeça. Podemos responder as duvidas em livros como um do Jay Asher, Os 13 Porquês (resenha do livro aqui) é tudo muito detalhado e podemos acompanhar uma triste história, que fala tudo a respeito do suicídio, e também Veronika Decide Morrer do Paulo Coelho. Ou assistindo o filme Cyberbully (Bullying Virtual) da parte 42:15 até 46:05, essa parte é bem forte e triste. Mas tudo bem se você não entender o comportamento de alguém assim, achar que isso é loucura ou frescura. Só guarde suas opiniões para você, pois o que menos essas pessoas precisam e de mais julgamentos.


Essas foi as primeiras fotos tiradas depois que a cantora Demi Lovato saiu da reabilitação. Todos já devem saber o que Demi enfrentou e seus problemas emocionais e trastorno bipolar, e em uma entrevista ela diz porque se mutilava e explica tudo de sua tentativa de suicídio, o que marcou muito a vida dela e de muitos fãs. Confira:


Esse vídeo diz tudo, pois ela conta em detalhes o que pensava e porque agia daquela forma. Era tudo uma forma de descontar em si mesma a vergonha que sentia por ser quem era. Triste, não é? Mas muitas pessoas se mutilam em uma tentativa de sentir dor física para assim diminuir a dor emocional. Mas hoje em dia Demi serve como exemplo para muitos jovens pois eles se sentem compreendidos e tocados pelas musicas de superação da cantora.

Bom acho que é isso, claro que tem muito mais para falar sobre um assunto tão delicado como esse, mas é isso. Converse mais e tente criar mais sorrisos, isso ajudara bastante em uma sociedade como essa. E eu sei que problemas por mais pequenos e bobos que sejam ou pareçam não deixam de ser problemas, por tanto, sempre que precisarem desabafar estou aqui! haha' :DD Supere, obstáculos são necessários. Beijos, boas aulas para todos! (as minhas já começaram haha').

2 comentários:

  1. Acho que o suicídio é algo muito polêmico, quer dizer, as pessoas hoje em dia estão se suicidando por besteiras e isso realmente têm de parar, sem falar que hoje em dia a mídia sempre tenta apontar o suicídio como a única saída e isso realmente ajuda bastante. Mas acima de tudo, acho que isso vai pela cabeça da pessoa, algumas pessoas são digamos assim, fracas e se entristecessem com pouco, e é esse tipo de pessoa que devemos ajudar. ADOREI MUITO O POST.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mídia e seu "poder de controlar", concordo plenamente. Mas sabe, por mais que sejam bobos os motivos, eu não culpo essas pessoas. E sabe, eu fiz esse post porquê os suicídios estão muitos presentes, e as pessoas se incomodam em falar sobre isso, como se quisessem fugir da realidade. Seria tão bom se a sociedade tentasse ajudar as pessoas problemáticas, elas sofrem. E admiro pessoas que como você, lembra de pessoas como essas. Afinal "é preciso amar, as pessoas como se não houvesse amanhã...." ^-----^ Que bom que você gostou, obrigada. :))

      Excluir

Olá, marujo! Agradeço desde já pelo seu comentário, é muito legal saber o que acham das postagens. Não se esqueça de deixar o link do seu blog para que eu possa retribuir o comentário.